Regional: RS
HOME | AGRICULTURA | Safra

Depois do calor extremo, agora são as chuvas que preocupam produtores

O que está tirando o sono do produtor rural agora é o excesso de chuvas em vários Estados, que pode levar a perdas consideráveis na produtividade

Foto do autor
16/01/2024 |

Depois do calorão, que teve sensação térmica acima de 53 graus no meio Norte no Mato Grosso, entre novembro e dezembro do ano passado, agora o que preocupa os agricultores é o excesso de chuvas. Choveu bastante entre quarta-feira da semana passada e essa segunda feira, 15/01. São quase 5 dias e a preovisão do tempo ainda mostra que nesta terça-feira há condição de chuva naquelas cidades. Uma sequência de chuvarada intensa, como resultado do calor e da atuação de mudanças climáticas repentinas em varias regiões. Estamos ai vendo a tragédia que se abateu sobre São Paulo e o Rio de Janeiro, com várias mortes. Até segunda-feira à tarde havia o registro de 12 mortes.



No Paraná, chuvas na região Noroeste, em Campo Mourão e em Umuarama, áreas de colheita de variedades precoces de soja que já estão prejudicadas. No Mato Grosso, as variedads precoces estão fortemente prejudicadas e já sentem um prejuzido próximo de 500 milhões de reais. Repercutiu bastante a fala do economista Antônio da Luz, da Farsul, aqui no RuralNews, que afirmou que as estimativas da Conab e do IBGE não estão refletindo a realidade atual.





Podem até ter refletido a realidade de dezembro, mas nesse momento, e embora o levantamente tenha sido feito na segunda semana de janeiro, ele está muito humilde para aquilo que se tem apurado por meio das consultorias particulares, que atuam no Mato Grosso e apontam que as perdas ja são maiores .






TAGS:
#Safra
# soja # Conab
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...